40 anos de respeito ao meio ambiente

40 anos de respeito ao meio ambiente

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Você que acompanha nosso blog já deve ter percebido que estamos em plena celebração dos 40 anos da Timberland! No começo da semana mostramos como foi a festa oficial de aniversário da marca que rolou em São Paulo, e antes você conheceu em detalhes os três modelos de botas numeradas da edição limitada oficial de 40 anos da Timberland.

Mas como temos muitas boas histórias pra contar destes 40 anos, você ainda vai ouvir falar muito de nossa herança e trajetória por aqui! Afinal, a Timberland foi pioneira na criação de botas totalmente à prova d’água, que após serem adotadas pelos trabalhadores que atuam em condições extremas de clima, viraram um ícone fashion, a nossa quarentona Yellow Boot. Mas tem muito mais coisas onde a Timberland foi pioneira. Por exemplo, fomos uma das primeiras empresas de calçados não-esportivos a desenvolver uma marca própria e coloca-la diretamente no produto, e também uma das primeiras a fazer propaganda em revistas e TV.

Mas o pioneirismo que mais nos orgulha é na responsabilidade socioambiental corporativa, e é esta história que vamos contar agora! A Timberland nasceu e tem seu DNA intimamente ligado à vida outdoor, e assim foi natural para nós querer fazer nossa parte para que a natureza e o meio ambiente sejam preservados. Afinal, não seríamos nada sem eles! Por isso criamos em 2007 nossa linha de produtos Earthkeepers, feitos com materiais eco-conscientes, e por isso também temos a sessão Earthkeepers no nosso blog, onde falamos tanto sobre os materiais e iniciativas sustentáveis da Timberland quanto sobre atitudes que você pode ter no seu dia a dia para ter uma vida mais Earthkeeper.

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Mas o compromisso socioambiental da Timberland não fica apenas nos materiais e processos para fabricação dos nossos produtos. A cultura de serviço à comunidade da empresa está enraizada há mais de vinte anos e já foi reconhecida em diversas oportunidades. Em 1989, a Timberland fez uma parceria com o City Year, Inc., uma entidade de referência em serviços à comunidade, formada por jovens voluntários da região de Boston, próximo à sede da empresa. Desde então, doamos mais de US$ 10 milhões à City Year, o que ajudou a entidade a se expandir por 13 cidades norte-americanas.

Em 1992, enquanto o mundo começava a despertar para a importância da preservação ambiental com a ECO-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Timberland deu um passo importante na questão da responsabilidade social corporativa, que também estava apenas começando a entrar no debate público. Neste ano, desenvolvemos o embrião do que viria a ser o The Path of Service Program, uma política corporativa progressiva para oferecer aos funcionários 16 horas de tempo remunerado por ano para se envolver em serviços comunitários no local onde eles moram. Na época, foi considerada uma iniciativa incomum, pois poucas empresas desenvolviam programas de serviços comunitários com seus colaboradores. No mesmo ano, a Timberland lançou a campanha “Give Racism the Boot (Dê uma bota no racismo), de apoio à diversidade e repúdio a opressão em todo o mundo.

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No Serv-a-Palooza, parceria com a TETO para construir casas

Em 1997, lembrando que vida outdoor é o coração da marca, a Timberland criou um dia para seus colaboradores se reunirem para fazer uma ação concreta de preservação e conscientização ambiental, como plantar árvores e recuperar uma área verde degradada. Desde então, anualmente promovemos o Earth Day, que acontece sempre próximo ao Dia da Terra, celebrado no dia 22 de abril. Em 1998 começou outra tradição, o Serv-a-Palooza, uma celebração mais focada no serviço à comunidade. Aqui no Brasil a Timberland também realiza as duas ações. No último ano, por exemplo, os colaboradores voluntários da Timberland Brasil plantaram mais de 300 árvores numa área do Parque Alfredo Volpi, em São Paulo, durante o Earth Day, e ajudaram a construir casas em uma comunidade carente da mesma cidade em parceria com a organização TETO.

earthkeepers_earthday_03Earth Day 2013 em São Paulo

Desde então a Timberland também participou de campanhas de grande alcance para tentar reverter crises ambientais e humanitárias, como o Furacão Katrina, em 2005, o Terremoto no Haiti, em 2010 e a crise dos refugiados de Darfur, no Afeganistão. Ao mesmo tempo, intensificou os esforços para combater o aquecimento global adotando energia limpa em suas fábricas e lojas e tendo um controle cada vez mais rígido de fornecedores. Isto levou à criação do Green Index, um índice de contagem de pegada de carbono que está presente em todos os produtos da marca Timberland.

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A Timberland está ajudando a plantar 5 milhões de árvores no Haiti

Isto levou a Timberland a ser reconhecida em 2011 como a segunda colocada no ranking de empresas com iniciativas mais consistentes de combate ao aquecimento global da organização Climate Counts. E a nossa linha Earthkeepers não para de crescer! Hoje 80% dos nossos produtos são Earthkeepers, produzido com materiais orgânicos, reciclados ou recicláveis. Tudo isso faz com que a gente se encha de orgulho para dizer, neste aniversário de 40 anos, que somos uma das marcas mais sustentáveis e conscientes da nossa responsabilidade social do mundo!

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