Armário Cápsula: A sustentabilidade chega ao seu guarda-roupa

Armário Cápsula: A sustentabilidade chega ao seu guarda-roupa

COMPARTILHE
/ 10221 0

Repensar o consumo não apenas se faz necessário, como tem sido essencial àqueles que buscam contribuir com o meio ambiente de forma responsável e colaborativa.

Se você faz parte do time de Earthkeepers que querem estender as práticas de consumo sustentável e praticar a redução da produção de lixo, veja as dicas a seguir!

Mas, afinal, o que é o Armário Cápsula?

A técnica do Armário Cápsula nada mais é que reduzir os itens do seu guarda-roupa de maneira que as peças essenciais se coordenem entre si e só se consuma roupas, calçados e acessórios em caso de necessidade.

Como fazer isso?

O primeiro passo é avaliar absolutamente tudo o que há em seu armário. Separe o que você ama de verdade daquelas coisas que comprou e nunca usou, mas está reservando para alguma possível ocasião especial.

A ideia é que fiquem, no total, de 15 a 60 peças de roupas, dependendo das suas necessidades, que podem variar de acordo com a oscilação de clima na cidade em que você mora e o tipo de roupa que precisa para trabalhar, se exercitar e comparecer a ocasiões formais. As roupas íntimas, de ginástica e de banho não entram nessa conta.

Tenha em mente que as roupas devem combinar entre si, de maneira a coordenar facilmente as peças de baixo e de cima, criando visuais novos a cada combinação. Uma proporção sensata são três partes de cima para cada parte de baixo.

Priorizar peças básicas e atemporais também é uma boa dica. Se precisar comprar itens, invista em peças de boa qualidade e que durarão por bastante tempo. Aposte em camisas curingas, bermudas que vão da praia ao passeio e o clássico dos clássicos: uma bota que vai te acompanhar em todos os momentos.

O que ficar de fora do seu Armário Cápsula pode ganhar outra finalidade sem ir para o lixo. Algumas peças ganham novos usos, outras podem ser vendidas ou até mesmo doadas!

Você já faz parte deste movimento? Compartilhe as suas dicas com a gente!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.