Cataki – Conheça o app que está revolucionando a coleta seletiva

Cataki – Conheça o app que está revolucionando a coleta seletiva

COMPARTILHE
/ 270 0

Vocês já conhecem o trabalho da ONG Pimp My Carroça, porque já divulgamos aqui no blog o trabalho incrível que eles realizam. Na ocasião, mencionamos um app que havia nascido do trabalho da ONG, o Cataki. E hoje o post é inteiramente dedicado a esse aplicativo que está inovando o processo da coleta seletiva em todo o Brasil.

O Cataki funciona como uma espécie de Tinder ecológico, que conecta as empresas e os cidadãos comuns aos catadores de recicláveis mais próximos do local da coleta. Eles são cadastrados num banco de dados e, a partir daí, passam a receber ligações dos usuários do app que querem, além de descartar entulhos, móveis, eletrônicos, vidros, papéis e diversos outros tipos de materiais, fazer pequenos carretos. Todos os materiais têm destino certo.

Sabemos que boa parte da coleta seletiva feita no país parte de catadores independentes que procuram uma forma de renda, mas infelizmente esse trabalho ainda é pouco reconhecido. O Cataki, além de funcionar como uma forma mais rápida e inteligente de fazer os descartes corretos de alguns lixos e materiais, ainda proporciona autoestima e maior demanda de trabalho para esse catadores, que se encontram em uma camada mais vulnerável da sociedade e sobrevivem dessa atividade.

Imagem: Krizjohn Rosales / pexels.com

E quando mencionamos lá no começo que o app está revolucionando a coleta seletiva, não estávamos exagerando. Desde a sua criação em julho de 2017, já foram registrados 300 catadores de mais de 30 cidades. Além disso, em março deste ano, o aplicativo foi uma das dez inovações tecnológicas globais selecionadas pelo Netexplo, observatório independente de estudos sobre o impacto de tecnologias na sociedade e nos negócios, em parceria com a Unesco. Ao todo, dois mil projetos foram avaliados, e o Cataki foi o grande vencedor.

O aplicativo vem criando uma impressionante trajetória e queremos ajudar a divulgar essa iniciativa tão bacana que ajuda a preservar o meio ambiente e ainda gera renda para aqueles que mais precisam.

Conheça e baixe o aplicativo: http://www.cataki.org/

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.