Conheça Laura Singer, a mulher que não produz lixo!

Conheça Laura Singer, a mulher que não produz lixo!

COMPARTILHE
/ 3621 0

pollution

Produzir menos lixo é uma das atitudes mais importantes que todos nós podemos fazer para diminuir nosso impacto no meio ambiente, e aqui na seção Earthkeepers do blog sempre falamos sobre o tema do lixo. Já esclarecemos, por exemplo, se é ou não preciso lavar as embalagens que vão ser recicladas (tema super importante nesta época de crise da água!), ensinamos a fazer uma composteira para reaproveitar o lixo orgânico como adubo  e a fazer móveis e utensílios a partir de produtos reciclados, por exemplo.

E por isso, quando vimos a história da nova-iorquina Lauren Singer, que há mais de dois anos praticamente não produz lixo, soubemos que precisávamos compartilhar a iniciativa dela aqui! Lauren era aluna de Estudos Ambientais na Universidade de Nova York e ficava incomodada vendo colegas que, teoricamente, estavam preocupados com o meio ambiente, mas que todo dia na hora do almoço traziam o almoço em embalagens plásticas descartáveis e jogavam tudo fora, gerando um grande volume de lixo. Em vez de chamar a atenção dos colegas, ela passou a olhar para o seu próprio consumo de plásticos e embalagens descartáveis em geral e percebeu que ela também gerava muito lixo, e resolveu mudar radicalmente seu estilo de vida, e contar tudo no seu blog, onde ela ensina como nós também podemos viver sem produzir lixo.

Lauren Singer conseguiu guardar todo o lixo que produziu em dois anos em um pote

Pote com todo o lixo que Lauren Singer não conseguiu reciclar/reutilizar em dois anos – Foto: Blog Trash is for Tossers/Reprodução – Fonte

Lauren tenta eliminar todo o lixo descartável, mas seu principal foco é mesmo o plástico. Ela começou substituindo as sacolas plásticas das compras por sacolas retornáveis, e depois passou a utilizar recipientes próprios, reutilizáveis, e a comprar comida a granel, de produtores locais. O próximo passo foi começar a fabricar produtos de higiene e limpeza, como sabão e pasta de dente, caseiros (e já mostramos aqui como você pode fazer produtos de limpeza caseiros e sustentáveis). Ela até deixou de comprar roupas novas, para se livrar das embalagens e etiquetas plásticas, e hoje só compra roupas de segunda mão em brechós.

Nesses tempos em que a economia de água é a maior preocupação, muita gente pode pensar que Lauren gasta muita água lavando seus recipientes e talheres para comer, mas o processo de fabricação do plástico gasta muito mais água do que gastamos em casa lavando a louça, e por isso fica o alerta pra gente. Com a falta d’água muitos bares e restaurantes estão utilizando copos e pratos plásticos, e podemos pensar em fazer o mesmo em casa, mas isso não é uma atitude nada sustentável! No nosso post sobre economia de água em casa, também mostramos como economizar na hora de lavar a louça, confira .

E aprenda com a Lauren Singer a fazer uma pasta de dente caseira! (vídeo em inglês com legendas)

Legal, né? E você, como faz para produzir menos lixo em casa? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.