Dicas Earthkeepers para tirar manchas!

Dicas Earthkeepers para tirar manchas!

COMPARTILHE
/ 3109 2

Além dos tradicionais produtos de limpeza que já conhecemos, sempre existem alternativas diferentes para fazer a faxina em casa. Já falamos aqui no blog sobre algumas opções caseiras que limpam e ainda ajudam a preservar o meio ambiente. Hoje, vamos apresentar dicas para tirar manchas diversas com materiais que você tem na despensa.

Mas antes de começar, é preciso ter em mente que, apesar de ser mais fácil retirar as manchas antes delas secarem, esfregar ou usar uma substância errada pode danificar o tecido. Portanto, mantenha a calma e siga nossas orientações:

Nada de água quente – Salvo algumas exceções, em geral, as manchas tendem a se fixar ainda mais em água quente. Na dúvida, escolha a água fria. Você não corre risco e ainda poupa energia elétrica.

Não esfregue – Sempre que possível, remova primeiro o excesso de sujeira com uma toalha absorvente ou água fria, e deixe a peça de molho. A maioria das manchas, ao serem esfregadas, atingem as fibras mais profundas do tecido, dificultando a retirada.

Antes de partirmos para as informações específicas, anote na sua lista alguns itens que serão úteis:

Sal – Ajuda a tirar a maioria das manchas, então, antes de usar qualquer produto, você pode tentar esfregar um pouco de sal com água sobre a mancha para retirar a sujeira.

Álcool – Dissolve muitas substâncias e facilita a remoção da sujeira, além de ser um poderoso desinfetante.

Limão – Muito bom para remover manchas amareladas. Deixe as peças brancas de molho em água morna com quatro xícaras do suco da fruta e alguns pedaços por 60 minutos.

Vinagre Branco ou Suco de limão – Agem como ácidos fracos. Você pode usar como alternativa ao limpador multiuso, desinfetante e amaciante de roupas.

Bicarbonato de sódio – Combinado com vinagre é um bom aliado para se livrar das manchas. Você também pode deixar as peças de molho na mistura diluída em água. Uma boa dica é espalhar o bicarbonato sobre o colarinho molhado das camisas e esfregar levemente para tirar a sujeira.

Água oxigenada – Ideal para tirar manchas de sangue, evita que você use muita água ou produtos agressivos ao meio ambiente. Deixe agir por 15 minutos e passe um pano seco para retirar o excesso. Depois, lave normalmente com água fria. Mas atenção! A água oxigenada pode provocar manchas brancas nos tecidos coloridos.

Talco – Para retirar a maioria das manchas de gordura, o talco é uma boa opção. Ele evita o uso excessivo de água ou de produtos químicos. Basta deixar o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escovar.

Depositphotos_39832849_m

Agora, vamos listar algumas manchas bem comuns e como você pode lidar com elas de forma eficiente e sustentável, usando menos produtos nocivos ao meio ambiente e economizando água:

Molho de tomate − Esfregue um limão no local da mancha, enxague e deixe secar.

Chiclete colado na roupa – Aplique gelo na área para ajudar a remover.
Vinho Tinto − Ferva a peça em uma vasilha com leite e deixe de molho até a mancha sumir. Vinagre também pode ser usado para se livrar de manchas de vinho, café e chá.

Óleo e gordura – Aqui uma exceção da limpeza com água fria. Limpe com água fervente. Polvilhar amido de milho ou bicarbonato de sódio ajuda a minimizar o dano.

Ferrugem – Coloque sal sobre a sujeira, derrame suco de limão por cima e deixe ao sol por cerca de 20 minutos. Cubra a área com um pano branco e passe o ferro quente por cima.

Depositphotos_8161392_m

Tinta de caneta – Deixe a peça de molho numa vasilha com leite. Funciona também com manchas de sangue.

Café – O café pode deixar manchas permanentes, então, lave a peça o mais rápido possível com água quente ou fervente. Água e bicarbonato de sódio juntos também removem a sujeira, porém, se a mancha estiver seca, esfregar um pano úmido com álcool ou pedra de gelo por cima pode ajudar.

Carvão – Esfregue miolo de pão fresco sobre a mancha.

Ovo – Antes de lavar, use uma pasta feita com sal e um pouco de água sobre a sujeira. Depois, lave com água fria. Não use água quente, pois ela pode piorar a mancha e gasta muita energia.

Depositphotos_37940367_m

Antes de adotar todas essas dicas, é imprescindível olhar e seguir as orientações descritas nas etiquetas dos seus produtos.
E você, lembrou de mais alguma dica que não está no post? Se sim, deixe aqui embaixo, nos comentários!

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.