5 dicas para ser mais sustentável no trabalho

5 dicas para ser mais sustentável no trabalho

COMPARTILHE
/ 2281 0

Ter uma vida ecologicamente correta não é tão difícil quanto parece, basta olhar ao seu redor com um pouco mais de cuidado e procurar a maneira certa de agir. Aqui no blog, já mostramos como ser uma pessoa mais sustentável no dia a dia, com dicas simples e fáceis de seguir.  

Mas e no seu trabalho, você também mantém esse estilo de vida ou acaba caindo na rotina em nome da economia de tempo e facilidade? Hoje vamos falar sobre algumas maneiras de manter uma rotina de sustentabilidade no trabalho, ambiente onde muitas pessoas passam a maior parte do dia.

1- Troque o copinho descartável por uma caneca

Um estudo feito pelo movimento Adote Uma Caneca mostrou que uma pessoa no ambiente de trabalho gasta, em média, 700 copos descartáveis por ano, entre água, cafés e chás. Trocar o uso do copinho descartável por uma caneca tem um retorno muito bom, afinal, não são só os 700 copinhos que você deixa de usar, mas também economiza a água que seria usada na produção de copos descartáveis e ajuda na gestão de resíduos, de funcionários de limpeza, de compra de sacos para as lixeiras e do gasto com coleta seletiva para o material (no caso, o plástico).

 

2- Separe seu lixo

Separe o lixo orgânico do lixo seco. Além de fazer bem para a natureza, facilita o trabalho de catadores e auxilia na reciclagem. Se a separação não é um costume no lugar onde você trabalha, sugira a mudança e convoque seus colegas a tentar separar o lixo deles também. Com o tempo, se torna uma atitude natural.

 

3- Reduza o uso de papel

Reduza o desperdício de papel. Só imprima o que for indispensável e, sempre que possível, dos dois lados da folha. Tem algum papel sobrando e que não precisa mais ser usado? Utilize como rascunho!

 

4- Reduza o consumo de energia elétrica

Sempre que for se ausentar do ambiente de trabalho, como no horário de almoço ou em uma reunião, desligue seu monitor, a impressora e outros aparelhos que possam ser desligados; se não der para desligar, procure nas configurações e ajuste para o modo repouso. Lembre-se sempre de apagar as luzes.

 

5- Plantas

Plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar, isso é fato. Deixar o seu escritório mais verde é uma ótima forma de cuidar do meio ambiente e estimular sua produtividade.

 

Essas são pequenas atitudes que fazem toda a diferença.Então, que tal começar esse movimento? Seja um defensor das práticas sustentáveis dando o exemplo e incentivando outras pessoas. Pratique a sustentabilidade pessoal e, de quebra, colabore com a do planeta.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.