Nós não usamos PVC

Nós não usamos PVC

COMPARTILHE
/ 1878 0

Você muito provavelmente já deve ter usado algum produto feito de plástico PVC (Cloreto de Polivinila). Ele é amplamente utilizado na indústria de construção civil, principalmente em encanamentos de água e esgoto, e na fabricação de equipamentos hospitalares. Entretanto, o grande problema é que o PVC é um material que pode provocar sérios danos ambientais.

PVC_pressure

 

Foto: Стрелец Игорь/Wikimedia Commons – Fonte

Isto porque, para sua produção é utilizada grande quantidade de cloro. O processo de fabricação do cloro, por sua vez, consome muita energia, pois é obtido por meio da eletrólise da água salina. Além disso, em algumas indústrias são utilizadas substâncias tóxicas, como o mercúrio e o amianto. Após o cloro ser obtido, ele é transformado em dicloroetileno e posteriormente em cloreto de vinil, que é a base do PVC. Em todo esse processo são geradas dioxinas, substâncias extremamente tóxicas e cancerígenas, de acordo com pesquisas científicas.

O PVC também é difícil de ser reciclado, por isso na maioria dos casos é descartado em aterros ou incinerados, procedimento mais comum para o descarte de itens hospitalares que contém o plástico. Ao ser queimado, o PVC libera as dioxinas, por isso em muitos países sua incineração é proibida, sendo substituído por plásticos mais seguros para a saúde e meio ambiente. Estes subprodutos perigosos do PVC ainda possuem o agravante de serem resistentes à degradação natural, permanecendo muito tempo no meio ambiente, além de serem biocumulativos, ou seja, penetram nos tecidos dos seres vivos.

A maior parte dos riscos para a saúde da produção do PVC pode ser reduzida uma vez que os fabricantes tomem as precauções necessárias e a maioria das grandes indústrias de fato faz isso, porém os problemas associados ao gasto de energia na produção e a liberação das dioxinas no ar,  se o PVC for incinerado, ainda não têm solução. Dessa forma, muitas empresas estão eliminando o PVC de sua cadeia produtiva, sendo a Timberland uma das pioneiras nesta iniciativa. Hoje, eliminamos o PVC da produção de todos os produtos Timberland® Earthkeepers™, em todas as fábricas do mundo, inclusive aqui no Brasil. Este é um dos compromissos que fazem da Timberland uma empresa empenhada em ser cada vez mais Earthkeepers!

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.