Os produtos do seu banheiro agridem o meio ambiente? Descubra!

Os produtos do seu banheiro agridem o meio ambiente? Descubra!

COMPARTILHE
/ 651 0

Não é apenas o seu lixo que contribui para a poluição dos mares e rios. A escolha dos seus produtos de beleza e cosméticos também influenciam diretamente na emissão de poluentes!

A fim de evitar mais danos ainda ao nosso planeta, listaremos algumas dicas para que você possa escolher melhor os seus produtos.

1 – Dê adeus aos petrolatos

Além de “maquiarem” a pele e os cabelos e impedirem a absorção dos componentes hidratantes, os derivados minerais – que nos rótulos de loções, hidratantes, cremes e condicionadores vêm descritos como vaselina, óleo mineral ou parafina líquida – formam uma película impermeável entre o líquido e a atmosfera, impedindo o plâncton de efetuar trocas gasosas saudáveis de oxigênio com o ar, causam impregnação nos solos e não são biodegradáveis. Os petrolatos só são removidos com o uso de sulfatos, dos quais falaremos no próximo item.

2 – Evite shampoos que contenham sulfatos

Quando você usa produtos que contenham derivados minerais em sua formulação, precisa limpá-los com shampoos e sabonetes com sulfatos, que, por sua vez, desidratam a pele e os cabelos e que, na sequência, serão mascarados com os petrolatos, causando um enorme círculo vicioso. Os sulfatos – conhecidos nas fórmulas como lauril sulfato de sódio e derivados – são despejados em rios e corpos d’água após percorrerem tubulações de esgoto e provocam a eutrofização (aumento de matéria orgânica na superfície), que impede a passagem da luz solar em tais locais e, por consequência, prejudica a fauna e a biodiversidade.

Para evitar esses danos, é possível recorrer às técnicas de Low Poo e No Poo, que já contam com diversos produtos sem esses componentes disponíveis no mercado.

3 – Procure não usar silicones

Tão prejudiciais quanto a parafina, os silicones (lidos como Dimethicone, Amodimethicone, entre outros) presentes nos cosméticos não são solúveis em água e causam a falsa impressão de hidratação nos fios e na derme. Eles causam grande impacto ambiental, depositando-se na água e no solo.

4 – Escape dos parabenos

Usados como conservantes em cosméticos, os parabenos podem gerar doenças como câncer e melanoma, afetar a fertilidade e interferir no sistema endócrino de humanos e animais. Identificados como metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno e butilparabeno, em longo prazo, eles podem resultar em perdas de biodiversidade.

5 – Diminua o uso de embalagens plásticas

Apesar de ser reciclável, apenas 9% de todo o plástico gerado no mundo é reciclado. Isso significa que a maioria do plástico que descartamos irá para os aterros, onde ficará por centenas de anos. Muitas empresas oferecem soluções sem embalagens plásticas, como sabonetes, shampoos e condicionadores em barra embalados em papel – muitos deles reciclados.

É possível cuidar de si e do planeta!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.