Quatro atitudes simples que te ajudam a gerar menos lixo

Quatro atitudes simples que te ajudam a gerar menos lixo

COMPARTILHE
/ 61 0

Depois de explicar os cinco Rs do movimento Lixo Zero, que consistem em Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar, decidimos trazer algumas atitudes práticas que podem te ajudar a gerar menos lixo no dia a dia.

Tendo em vista que a maior parte dos produtos recicláveis não é reciclada e sabendo que lavar e reutilizar as coisas em vez de reciclar gera menor gasto de água e outros recursos, sugerimos outros quatro comportamentos que você pode adotar facilmente no seu dia a dia.

1 – Use filtro de café de pano e cápsulas reutilizáveis

Mesmo sabendo que o filtro de papel pode ser compostado junto com o café coado, a opção de pano não envolve compras periódicas e nem descarte. Seu filtro durará por muito tempo, produzindo um café sempre fresquinho.

Para as máquinas de café, há opções para praticamente todos os modelos de cápsulas em alumínio ou aço que vão durar para sempre, podendo usar o pó da sua preferência e sem gerar um lixo que não é nem reciclável nem orgânico, já que elas contêm café e alumínio ou plástico juntos.

2 – Utilize mais tecidos

Pedaços de tecido substituem quase todos os tipos de embalagens: desde um embrulho de presente – que depois pode ser usado como furoshiki (técnica tradicional japonesa que utiliza tecidos para criar embrulhos para carregar roupas, marmitas, presentes e muitas outras coisas) – a guardanapos, sacos de pano, ecobags e tampas de potes.

3 – Faça compras a granel em potes de vidro ou saquinhos de pano

Além de economizar ao adquirir temperos, cereais, grãos e muitos outros produtos, suas compras também podem ser lixo zero. Saquinhos de pano são ótimos substitutos para sacolas plásticas e podem ser reutilizados sem prazo de validade, enquanto os potes de vidro vão direto da loja à sua prateleira.

4 – Leve um kit lixo zero com você

Na mochila, na bolsa ou no carro, alguns itens podem evitar o uso de descartáveis na rua. O básico para comer e beber sem gerar lixo são talheres e canudos de bambu, vidro ou metal, guardanapo de pano e hashis e copo/caneca reutilizáveis. O kit todo ocupa bem pouco espaço, é leve, fácil de levar e ótimo para o nosso planeta.

E você, pratica alguma outra medida sustentável em casa? Compartilhe suas dicas com a gente!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.