Com que roupa eu vou? Comece escolhendo pela cor!

Com que roupa eu vou? Comece escolhendo pela cor!

COMPARTILHE
/ 1492 0

Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil está fazendo um frio que tem dado o que falar nas Redes Sociais. Até a hilária página Bonecos de Neve Brasileiros, que mostra “obras primas” feitas com os parcos flocos de neve que caem por aqui está super ativa esses dias. Tem quem adore, tem quem deteste, mas uma coisa é fato: além do cinza do céu, as pessoas também tendem a adotar looks com tons mais sóbrios no inverno. Mas quem disse que só porque a temperatura caiu a gente precisa imediatamente adotar um tom pouco vibrante? Será que é por isso que tem gente que fica tão mal humorada no frio?

As cores, mais do que escolhas de estilo, influenciam no nosso humor e em como somos vistos pelas pessoas. A Psicologia das Cores começou a ser estudada em 1666 por  Isaac Newton. Mas foi em 1790 que o alemão Johann Wolfgan Von Goethe publicou uma obra sobre o tema, nascendo assim a chamada Teoria das Cores. Os estudos foram se aprofundando ao longo dos séculos e, em 1949, o filósofo e psiquiatra suíço Dr. Lüscher criou um teste psicológico de cores, batizado de Teste das Cores de Lüscher, que fundamenta-se na escolha de cores de um grupo de cartas, no qual a preferência por uma cor específica ou determinadas combinações revelam traços da personalidade das pessoas. Você pode fazer o teste aqui.

Para quem quer se aprofundar na conexão das cores com aspectos psicológicos também precisa conhecer o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister, criado na década de cinquenta por Max Pfister.

Mas estamos aqui para falar de moda e como as cores podem influenciar seu estado de espírito. Com certeza no seu guarda-roupa existe alguma peça que tem um corte lindo, mas você nunca usou e não sabe o motivo. É bem provável que a cor da peça influencie nesta antipatia, pois ao vestir a peça há algo que te incomoda e te faz desistir de sair com ela. Talvez você também possa ser aquele tipo de pessoa que só usa uma cor específica, como preto, por medo de sair da sua zona de conforto cromática. É para resolver esse tipo de impasse que existe a Análise Cromática ou Coloração Pessoal, um estudo que aborda a relação das cores com a imagem. A partir deste estudo define-se uma paleta de cores mais indicada para valorizar características pessoais. Escolhendo a cor certa é possível ganhar mais equilíbrio nos traços, parecer mais jovem e até ter olheiras e manchas de pele minimizadas. Este processo de análise que determina os tons que favorecem cada pessoa é o Método Sazonal Expandido, você pode saber mais sobre ele aqui.

Fizemos uma seleção de looks da Timberland, para você se inspirar e prestar mais atenção nas cores da próxima vez que for se vestir. E nesses dias frios pode apostar em uma jaqueta amarela, ou uma calça vinho, que você com certeza vai se destacar na multidão!

 

VERMELHO: Cor da aproximação e do encontro. Transmite uma imagem de coragem, conquista e vibração. Por ser uma cor estimulante, pode ser usada em uma ocasião em que queira se destacar ou no seu próximo date.

AMARELO: Remete ao otimismo, ao calor e à inteligência. Vale a pena investir na cor quando quiser dar um up no astral ou ainda, quando precisar de criatividade e energia para um novo projeto.

AZUL: Cor da lógica, que tem o poder de ativar nossa mente. Também remete à confiança, harmonia e ordem. Em tons mais escuros, como o marinho, o azul associa-se à autoridade, sendo bastante usadas em visuais que requerem seriedade.

VERDE: Está precisando de sorte? Pode investir em uma peça verde, que é associada à natureza e as energias positivas e faz quem a veste se sentir mais animado no ato! A cor também é associada a criatividade e fica ótima combinada a tons mais neutros.

MARROM: Cor associada à justiça, o marrom remete também à força da terra,  elegância e sobriedade. Verdadeiro curinga, a cor é essencial em qualquer guarda-roupa e combina praticamente com todas as cores, das neutras às vibrantes.

PRETO: É básico e todo mundo usa. Transmite uma imagem de luxo, poder e seriedade. Um look total black remete ao estilo rock’n’roll e pode ser combinado com acessórios de destaque.

BRANCO: Quer ficar com cara de férias no ato? É só apostar numa blusa branca e vestir seu melhor sorriso. A cor, associada à pureza e a paz, cai bem tanto para equilibrar os looks, contrastando com peças mais chamativas, quanto para compor com cores sóbrias, como caramelo e areia.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.