4 passos para fazer roteiro de viagem e explorar grandes cidades

4 passos para fazer roteiro de viagem e explorar grandes cidades

COMPARTILHE
/ 9107 0

Viajar é um alimento para a alma. Cada esquina do mundo lá fora reserva uma surpresa, um aprendizado, uma experiência. As novas amizades, as boas memórias, as fotos que eternizam momentos e os trajetos que percorremos para chegar a lugares nunca antes visitados; tudo isso é o que faz a vida valer a pena. E pensando nisso, preparamos um artigo “daqueles” para que você saia da inércia e comece a planejar a sua próxima viagem agora mesmo.

O assunto é “roteiro de viagem” e o requisito para iniciar o plano é apenas eleger o destino da vez; a partir daí, algumas ferramentas e questionários simples facilitam o restante do processo. Sem contar que toda a graça da jornada já começa pelo planejamento do roteiro, afinal, é possível pesquisar passeios e atividades, interligar rotas, descobrir pontos de interesse e já sentir o gostinho de como será quando a hora chegar!

(Crédito: blog As Viagens de Trintim)

Um dos maiores benefícios de se fazer um roteiro é não cair em ciladas. Muitos lugares podem não abrir em certos horários, outros podem ter entrada gratuita em algum dia específico do mês, algumas atrações aceitam a última entrada 30 minutos antes do horário oficial de encerramento, e por aí vai. É possível descobrir tudo isso e muito mais com uma simples pesquisada em sites e blogs de viagem. E isso, de quebra, vai te fazer economizar tempo e dinheiro J

Veja o passo a passo para fazer um roteiro bem bacana em grandes cidades!

  1. Descubra o seu perfil de viajante. Escolha o tipo de passeio e atividade que se sente mais atraído em fazer: percorrer a cidade contemplando a arquitetura, esbaldar-se na culinária local, curtir eventos culturais ou se procura algo bem turístico, visitando todos os pontos mais badalados.
  2. Pesquise (muito!). Definido o estilo de viagem que você está a fim de fazer, coloque as palavras-chave na sua ferramenta de busca de preferência e capte o máximo de informação que puder. Há diversos sites, blogs, grupos no Facebook e Reddit, perfis no Instagram, inspirações no Pinterest e fóruns que podem ajudar a montar o melhor roteiro de acordo com os seus interesses. Não se esqueça de pesquisar as fotos buscando por hashtag e localização, pois são imagens feitas pelos próprios visitantes, ou seja, são mais reais.
  3. Organize as informações. Cada um funciona de uma maneira, então, escolha a que melhor te atende e junte em um só lugar tudo o que conseguir a respeito da viagem. Pode ser uma planilha, um bloco de notas, um aplicativo… Aliás, o app GoDiscover (Android) auxilia nesse processo de montar um roteiro e ainda indica lugares, museus e restaurantes no destino pesquisado.
  4. Use o Google Maps a seu favor. Muitas pessoas não sabem, mas o Google Maps não serve apenas para pesquisar endereços e consultar trajetos de transporte público. É possível escolher onde vai se hospedar, descobrir lugares bacanas, conhecer restaurantes da região em que se vai visitar e fazer um roteiro de viagem!

(Crédito: Google Maps)

Como? Veja abaixo:

Crie um mapa: é isso mesmo, você vai na barra de ferramentas, escolhe o destino e dá um nome para aquele mapa. O melhor de tudo é que ele fica salvo no seu Google Drive, então poderá acessar a qualquer momento, de onde estiver;

Estabeleça o roteiro: a partir daí, é só ir inserindo (pin verde) cada lugar bacana que você já escolheu – museu, ponto turístico, restaurante, cidade, etc. Nesse processo, dá para ir vendo a avaliação e fotos de outros usuários que também visitaram esse mesmo local;

Organize: dá para colocar ícones ou cores diferentes para cada pin, assim, facilita na hora agrupar e ter um overview do roteiro. É possível ainda desenhar linhas e marcar percursos para, de fato, criar uma rota a ser seguida, colocando tudo na ordem que quiser.

E aí, partiu viajar? Conte pra gente qual o seu próximo destino 🙂

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.