Dê um mergulho: as cinco melhores praias urbanas do Brasil!

Dê um mergulho: as cinco melhores praias urbanas do Brasil!

COMPARTILHE
/ 4772 2
Dê um mergulho: as cinco melhores praias urbanas do Brasil!

Com seus mais de 7 mil quilômetros de litoral, o Brasil é privilegiado com algumas das praias mais lindas do planeta, e isso a gente já sabe! Historicamente, o litoral também concentrou algumas das maiores cidades e abriga a maior parte da nossa população. Das 20 maiores cidades brasileiras, oito estão no litoral, e das capitais da região Nordeste, apenas Teresina não fica à beira mar.

Por isso, as praias são uma paixão nacional e atraem milhões de pessoas nos dias de sol para curtir a natureza, se refrescar no mar, tomar sol, praticar esportes, paquerar ou apenas relaxar… Nas maiores cidades praianas, as praias mais badaladas ficam lotadas e são referências urbanas, integradas à cidade. As praias urbanas são ponto de encontro e socialização e aumentam a qualidade de vida das cidades. Vamos conhecer algumas das mais famosas e bonitas delas?

Copacabana/Leme – Rio de Janeiro

praias-urbanas-copacabana-rio

Copacabana é uma das praias mais famosas do mundo – Foto: Flickr/christianhaugen

Fonte

É impossível não começar essa lista pelo Rio de Janeiro! Cidade brasileira mais conhecida em todo o mundo, o Rio tem praias para todos os gostos, e já mostramos algumas das pouco conhecidas aqui. Mas Copacabana, famosa mundialmente, é obrigatória, e já foi eleita em muitas pesquisas internacionais como a melhor praia urbana do mundo. A faixa de areia sedia grandes eventos como a festa de Ano Novo e sua queima de fogos, shows como o dos Rolling Stones, que em 2006 atraiu mais de 1 milhão de pessoas, jogos de vôlei e futebol de praia e até a missa do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. O calçadão de pedras portuguesas com o padrão que imita ondas é a marca registrada e atrai todo tipo de gente, inclusive muitos idosos, para se exercitar e curtir a paisagem. Nos fins de semana e feriados de sol a praia fica apinhada, mas a dica para quem quer mais tranquilidade é ir até o canto do Leme, na ponta esquerda da praia, que tem o clima mais sossegado. O mar costuma ser limpo, mas é bom checar a qualidade da água antes de mergulhar.

Itapuã – Salvador

Coqueirais de Itapuã

Itapuã é inspiração para músicos e poetas – Foto: Flickr/mario_carvajal

Fonte

“Passar uma tarde em Itapuã…” Quando Vinícius de Moraes criou estes versos, a Praia de Itapuã, no norte da orla oceânica de Salvador, com certeza era mais tranquila. Hoje ela fica bem movimentada, mas realmente é muito bonita, com seus grandes coqueiros, água azul turquesa e o farol, e vale muito a visita. A orla de Salvador, da Barra até Itapuã, está sendo totalmente reurbanizada e a prefeitura promete maior controle sobre a bagunça de barracas de praia, som alto e ambulantes, para que Itapuã volte a ser a praia tranquila para curtir uma tarde, como cantou Vinícius.

Pajuçara – Maceió

Jangadas em Pajuçara

Pajuçara é destaque no belo litoral de Maceió – Foto: Flickr/anapaulahrm

Fonte

Maceió é considerada por muitos a capital brasileira com as praias urbanas mais bonitas (e olha que a concorrência é forte!) O mar verde esmeralda, os coqueirais e as típicas jangadas dão o tom nas praias de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara, a mais movimentada. Protegida por recifes, a água convida para o mergulho, e os passeios de jangadas para as piscinas naturais é obrigatório. A orla tem pista de cooper e ciclovia para se exercitar, chuveiros e barracas que vendem cerveja geladinha e petiscos de frutos do mar. De frente pra praia ficam hotéis e prédios de alto padrão.

Boa Viagem – Recife

praias-urbanas-boa-viagem-recife

Boa Viagem é o ponto de encontro dos recifenses – Foto: Flickr/rds_sp

Fonte

Sempre na lista das melhores e mais frequentadas praias urbanas do Brasil, Boa Viagem é o ponto de encontro de todas as tribos do Recife. Jovens em busca de paquera, famílias curtindo os quiosques, crianças brincando nas piscinas naturais, e gente de todas as idades se exercitando na ciclovia, pista de cooper do calçadão e equipamentos de ginástica… Todo mundo se encontra em Boa Viagem! Nos trechos mais movimentados a praia fica lotada e ambulantes vendem de tudo, de caldinho de feijão a frutas geladinhas e uísque com água de coco. A praia também é famosa pelos ataques de tubarões aos surfistas, e por isso hoje o surfe é proibido, mas dá pra mergulhar sem medo nas piscinas naturais delimitadas pelos arrecifes.

Praia do Futuro – Fortaleza

Vendedor de cocos na Praia do Futuro – Foto: Flickr/magnera

Vendedor de cocos na Praia do Futuro – Foto: Flickr/magnera

Fonte

A capital cearense é privilegiada com um belo litoral de 25 quilômetros de extensão. Mas os moradores e turistas são quase unânimes em apontar a Praia do Futuro como a melhor da cidade. É a mais extensa, com 5 quilômetros, e com as águas mais limpas. A areia é clara e fofa, as ondas fortes e boas para o surfe e a praia é cercada por dunas. As barracas de praia são enormes e funcionam como verdadeiros complexos de lazer, disputando para oferecer os melhores mimos para os clientes. Todos se deliciam com os frutos do mar como lagosta, camarão e caranguejo fresquinhos e por ótimos preços.

Essas são as cinco melhores praias urbanas do Brasil na nossa opinião! E na sua? Acha que alguma imperdível ficou de fora? Fala pra gente nos comentários!

 

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.