Conheça cinco dos melhores parques urbanos do Brasil

Conheça cinco dos melhores parques urbanos do Brasil

COMPARTILHE
/ 4962 6

Aqui na sessão “Explore sua cidade” do blog sempre damos mostramos  parques urbanos legais para passear em diversas cidades brasileiras. O que um bom parque precisa ter? Uma bela área verde, claro, com variedade de árvores e plantas, e também boas instalações para a prática de atividades físicas, como quadras poliesportivas, equipamentos de ginástica, ciclovia e pista de corrida bem conservadas. Boa infraestrutura, com banheiros limpos, bebedouros, segurança. Atrações culturais, como museus, monumentos e programação de shows, concertos e outros eventos artísticos. Tudo isso junto faz um parque urbano perfeito!

Vamos listar cinco dos melhores parques urbanos do Brasil que reúnem natureza, cultura e boa estrutura para os seres urbanos fugirem do estresse e curtirem o verde. Deixamos de fora os mais famosos, como o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para você conhecer outros parques ótimos espalhados pelo nosso país, e mesclamos parques onde o forte são atrações culturais, esportivas ou belezas naturais.

Parque Tanguá – Curitiba

explore_parques_curitibaFonte

Criado em 1996 para proteger as nascentes do Rio Barigui, numa área de 235 mil m2 onde antes funcionavam duas pedreiras, o Parque Tanguá impressiona, com seus dois lagos, um deles com cascata, ligados por um túnel artificial onde é possível passar de barco, e pelo jardim na parte alta, que homenageia o artista plástico Poty Lazarotto e tem um mirante de 65 metros de altura. Também possui pista de cooper, ciclovia e um charmoso bistrô. Entre a vegetação, se destacam as majestosas Araucárias.

Endereço: Rua Oswaldo Maciel, s/n – Taboão

Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 18h

Parque Dona Lindu – Recife

explore_parques_recifeFonte

Tamanho nem sempre é documento! Dom 27 mil m2, o Parque Dona Lindu, na orla da Praia de Boa Viagem, no Recife, é pouco maior que uma praça, mas tem muitas atrações! O projeto é do mundialmente famoso arquiteto Oscar Niemeyer, que idealizou duas construções cilíndricas unidas por uma marquise sinuosa, com seu traço peculiar. Um dos cilindros abriga o Teatro Luiz Mendonça, com equipamentos de iluminação e áudio modernos e programação variada. O palco é reversível, possibilitando shows ao ar livre. No outro, funciona a Galeria Janete Costa, que abriga exposições temporárias e com seu pé direito alto possibilita a entrada de peças de grandes dimensões. A área externa tem esculturas, quadras poliesportivas, pista de caminhada, playground e uma pista de skate.

Endereço: Rua Setúbal, 1139, próximo à Av. Boa Viagem – Boa Viagem

Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h

Parque Lagoa do Peri – Florianópolis

explore_parques_floripaFonte

Criado para preservar a maior reserva de água doce da ilha de Santa Catarina, onde fica Florianópolis, o Parque Municipal da Lagoa do Peri é um paraíso para quem gosta de trilha, cachoeira e natureza. Com 20 km2 de área, abriga também um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica da ilha, tem área de lazer com infraestrutura e também uma reserva biológica e uma área de paisagem cultural, que reproduz os engenhos de farinha e açúcar dos imigrantes açorianos, que primeiro chegaram à Floripa. Uma das trilhas leva à Cachoeira do Peri, onde o banho de água gelada é recompensa para a caminhada.

Endereço: Estrada Francisco Thomas dos Santos, 3150 – Pântano do Sul

Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 19h

Parque Nacional de Brasília

explore_parques_brasiliaFonte

O clima da capital federal Brasília é bastante seco na maior parte do ano, mas os brasilienses podem se refrescar no Parque Nacional de Brasília, também conhecido como “Água Mineral”, pois sua principal atração são as grandes piscinas de água corrente onde é possível se banhar. Elas foram formadas por poços de água surgidos às margens do Córrego Acampamento pela extração de areia para a construção da nova capital, e são abastecidas com água fresca das nascentes próximas. Além das piscinas, o parque tem reservas biológicas do Cerrado e duas trilhas, e abriga animais ameaçados de extinção, como o lobo-guará.

Endereço:Rodovia DF 003, Km 8,5 – SMU Norte

Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 16h (entrada)

Ingresso: R$ 7,50

Parque Lage – Rio de Janeiro

explore_parques_rioFonte

Alternativa ao Jardim Botânico, o Parque Lage fica próximo e tem uma paisagem de tirar o fôlego, às margens do morro do Corcovado. No centro fica o palacete em estilo eclético, que abriga a Escola de Artes Visuais, e o aquário. É perfeito para um piquenique e para levar as crianças, que se divertem com o aquário, a gruta da Cuca e o parquinho infantil. A conservação e sinalização são impecáveis e, para os mais aventureiros, de lá saem trilhas levam até o topo do Corcovado.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico

Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h

E aí, você já conhece algum desses parques? Acha que deixamos algum muito legal de fora? Conta pra gente!

6 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.