Parques nas capitais são refúgios para a rotina urbana

Parques nas capitais são refúgios para a rotina urbana

COMPARTILHE
/ 7755 0

Qual foi a última vez que você se sentou em um parque e curtiu o clima, o verde o ar puro e a paisagem?? Com o dia a dia agitado, às vezes, fica difícil separar um tempo para não fazer nada e só relaxar  em meio à natureza. Mas é importante renovar as energias para garantir a saúde física e mental.

Já falamos aqui sobre como acampar, mas a dica de hoje é ainda mais simples. Listamos alguns parques urbanos abundantes em verde e, ao mesmo tempo, muito próximos – ou até mesmo dentro – dos grandes centros urbanos.

Confira abaixo as nossas sugestões:

Manaus Parque do Mindu

O parque do Mindu está situado a 15 minutos do centro da cidade de Manaus e possui 42 hectares de biodiversidade, sendo uma unidade de conservação, que é vitrine das espécies de flora, fauna e outros elementos do ecossistema amazônico. Foi criado para proteger o símio sauim-de-coleira, que estava em risco de extinção. O parque também conta com atividades ambientais e culturais, como por exemplo, o “Domingo no Mindu”, que acontece no terceiro domingo de cada mês, com a finalidade de levar entretenimento cultural e educação ambiental à comunidade em geral.

Onde fica? R. Perimetral, s/n – Parque Dez de Novembro – Manaus/AM

 

Recife Parque da Jaqueira

O parque da Jaqueira tem uma história e tanto! Foi propriedade de um comerciante recifense no século 18 e, décadas depois, nos anos 30, chegou a ser um campo de futebol. Ficou um tempo abandonado até receber uma feira nos anos 70, que trouxe mais vida ao local. Hoje, o local é bastante frequentado por quem decide fugir um pouco do caos da cidade para descansar. São 71.793 metros quadrados – terceiro maior parque de Recife – para escolher onde se sentar e apreciar a vista ou praticar algum exercício físico. Vale a pena conhecer e apreciar!

Onde fica? R. do Futuro, 959 – Graças – Recife/PE

 

Brasília Jardim Botânico de Brasília

O lugar tem ares de santuário. São cerca de 5 mil hectares, dos quais 526 são reservados para visitação e 4.430 exclusivamente para preservação e pesquisa. Se quiser fazer uma trilha, lá você pode! Existem quatro opções: a Matter, asfaltada e com acessibilidade para portadores de necessidades especiais; a Labiata, que leva o nome da orquídea Cattleya labiata, encontrada na Mata Atlântica e inserida neste caminho como medida de preservação da espécie; a Trilha Ecológica, com 3,5 km de percurso em vários pontos do cerrado, e, por último, a Trilha Krahô, uma homenagem ao povo ancestral que leva o mesmo nome e vive no estado do Tocantins, na Terra Indígena Kraholândia. Além de um passeio pela natureza, é um passeio cultural.

Onde fica? Smdb Conjunto 12 – Lago Sul – Brasília/DF

 

São Paulo Parque Ibirapuera

Quem nunca visitou o parque Ibirapuera, com certeza, pelo menos já ouviu falar. O Ibirapuera é um dos maiores e mais frequentados parques de São Paulo, já foi, inclusive, eleito pelo jornal britânico The Guardian, como um dos melhores parques do planeta. Em 158 hectares de área verde (onde vivem 494 espécies de vegetais, além de 35 de borboletas, 10 de peixes, 8 de répteis e 156 de aves), você com certeza encontrará um local tranquilo para descansar. Se quiser praticar alguma atividade, lá é o lugar perfeito. No Ibirapuera, tem fauna vasta, ciclovia, trilhas, quadras e aparelhos de ginástica. Além dos locais ao ar livre, você pode aproveitar os espaços destinados à cultura e artes,  como o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu Afro Brasil, a Oca, a Fundação Bienal, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Pavilhão Japonês, o Planetário e o Auditório Ibirapuera.

Onde fica? Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana – São Paulo/SP

 

Porto Alegre Parque Germânia

Natureza, lazer e diversão. Essas palavras definem bem o parque Germânia. São 15 hectares, sendo que 6 deles correspondem a uma área de preservação com diversas espécies de vegetais e animais. Os outros 9 compõem um espaço de lazer público que conta com uma cancha de bocha coberta, duas quadras de futsal, uma de basquete, uma de vôlei, duas de tênis e três playgrounds. Há também um recanto com lago, jardins para descanso, pistas para caminhada e corrida e um cachorródromo. Uma ótima opção para levar seu melhor amigo para um passeio!

Onde fica? Av. Túlio de Rose, s/n – Passo d’Areia – Porto Alegre/RS

E aí, gostou das dicas? Se tiver outra sugestão de parque legal, deixe um comentário aqui pra gente!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.