Os dez países mais sustentáveis do mundo

earthkeepers_paises sustentaveis_capa

Aqui na sessão Earthkeepers do blog sempre mostramos atitudes que podemos fazer para levar uma vida mais sustentável no nosso dia a dia. Mas como tornar um país inteiro mais sustentável? Você já se perguntou quais são os países mais sustentáveis do mundo? O Environmental Performance Index (EPI), traduzido por Índice de Performance Ambiental, índice concebido por pesquisadores e especialistas das Universidades Yale e de Columbia, nos Estados Unidos, busca responder esta questão.

O ranking classificou mais de 130 países por meio de indicadores de avaliação que incluíam poluição do ar, recursos naturais, alterações climáticas e preservação de florestas. Esses critérios têm como objetivo medir o que os países fazem para preservar o meio ambiente, zelando pela sua população e usando de forma sustentável os recursos disponíveis. Vamos ver quais foram os dez mais bem colocados?

1 – Suíça

earthkeepers_paises sustentaveis_suicaFonte

A Suíça é o primeiro país da lista de mais sustentáveis. O país europeu famoso pelo chocolate as montanhas dos Alpes garante essa posição principalmente pelo uso das Usinas Geotérmicas, fontes de energia pouco poluentes que se utilizas do calor vindo do interior da Terra.

2 – Letônia

O país báltico se destaca como o segundo mais sustentável do mundo pelo desenvolvimento de importantes políticas de proteção a fauna e flora da região.

3 – Noruega 

earthkeepers_paises sustentaveis_noruegaFonte

O país escandinavo é o terceiro mais bem classificado devido aos seus programas de redução da emissão de carbono.

4 – Luxemburgo

Com uma política de desenvolvimento sustentável, Luxemburgo, um pequeno país europeu, garante a quarta posição.

5 – Costa Rica

O país da América Central, que tem uma natureza exuberante, é o primeiro representante das Américas entre os primeiros colocados, até 2021 o país pretende se tornar o primeiro país do mundo neutro em emissão de carbono.

6 – França

O país europeu se destaca pelas propostas de saúde ambiental, que incluem o efeito do ambiente nas doenças, saneamento básico, água potável e poluição do ar.

7 – Áustria

earthkeepers_paises sustentaveis_austriaFonte

Cortada pelos rios Danúbio e Inn, a Áustria se destaca pela conservação de suas reservas ambientais.

8 – Itália

Ocupa o oitavo lugar como o primeiro país europeu a proibir a distribuição de sacolas plásticas, medida que foi depois adotada em diversos outros países.

9 – Reino Unido

O reino que compreende a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte ocupa o nono lugar por ter se comprometido a reduzir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente. Além disso, o Reino Unido tem se destacado pelos investimentos em energias sustentáveis.

10 – Suécia

O país escandinavo garante o lugar no Top 10 por investir na produção de bioenergia com altos indicies de reciclagem de materiais.

Redução de combustíveis nucleares, proteção de florestas, diminuição da emissão de carbono, abolição de sacolas plásticas, reciclagem de materiais, tratamento de água e esgoto e incentivo ao desenvolvimento de fontes de energias alternativas são apenas algumas das dezenas de políticas de sustentabilidade aplicadas por esses países. O Brasil ainda não chega ao grupo dos países mais sustentáveis, mas tem evoluído muito nesta questão, e hoje já ocupa a posição de número 30º no ranking.

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>