Jalapão: o paraíso tocantinense

Jalapão: o paraíso tocantinense

COMPARTILHE
/ 224 0

O Brasil é repleto de lugares paradisíacos, alguns ainda pouco desbravados. Não é de se espantar, afinal, estamos falando de um país continental.

Se você acompanha o blog, deve ter notado que, no último post, fizemos questão de ressaltar várias cidades brasileiras dentre os 45 destinos para ir com a sua Yellow Boot. Não ficamos para trás quando se trata de lugares que valem a pena conhecer.

E hoje viemos falar um pouco sobre uma das regiões que tem sido popularizada recentemente por brasileiros e estrangeiros: o Jalapão. Se esse nome não te soa familiar, calma, a gente te ajuda.

O Jalapão é um parque estadual criado em 2001, que fica em uma área de 34 mil km². O local é uma unidade de conservação brasileira localizado no estado do Tocantins e faz fronteira com a Bahia, o Piauí e o Maranhão.

Se você é amante de ecoturismo, o Jalapão é o seu lugar. Dentro do cerrado tocantinense, chapadas, serras, cachoeiras, dunas e rios farão você se encantar com o lugar.

Por se tratar de um destino de ecoturismo, a acessibilidade até a maioria dos pontos não é muito fácil. Uma dica importante é contratar um guia que tenha um bom conhecimento do local, com um carro 4×4. A maioria das estradas são de terra, que ficam inevitavelmente fofas na época das secas e lamacentas e atoleiras na época das chuvas.

Os lugares imperdíveis para conhecer são:

Cânion Sussuapara: águas cristalinas com quedas nas fendas de até 12 metros.

Praia do alecrim: oásis de água cristalina.

Rio Sono: cores exuberantes e possibilidade de praticar esportes como o rafting.

Dunas: 40 metros de montanhas de areia em variados tons.

Morro do Sacatrapo (próximo às dunas): vista deslumbrante e pôr do sol inesquecível.

Fervedouros: nascentes de rios subterrâneos que ficam entre brejos e riachos e, quando a água das nascentes chegam ao fundo da terra, o solo arenoso passa a ilusão de que as águas estão borbulhando. As águas formam um poço de água cristalina que, ao se misturar com as areias, formam belas paisagens. No Jalapão, há dezenas deles, mas somente oito podem ser visitados.

Pronto pra ir ao Jalapão? Não se esqueça que, lá, o sinal é um pouco falho. Mas você pode levar o celular mesmo assim, pois paisagens para fotos impressionantes é o que não vai faltar.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.