Viagens e consumo consciente. É possível?

Viagens e consumo consciente. É possível?

COMPARTILHE
/ 434 0

O verão está a todo vapor, logo chega o Carnaval e vêm então as esperadas férias de julho. Somando os feriados prolongados e as férias do trabalho, oportunidades de viajar é que não vão faltar.

Mas você já pensou em maneiras de curtir os passeios de olho também na preservação do meio ambiente? Confira as dicas que separamos para realizar o consumo consciente e responsável quando der aquela vontade de sair comprando desenfreadamente longe de casa.

1 – Desapegue dos souvenires e presentinhos

Os souvenires temáticos do estilo “estive em tal lugar e lembrei de você”, provavelmente, virarão lixo em pouco tempo. Se for para presentear, procure itens com real utilidade para o seu presentado, alguma comida ou quitute típicos ou simplesmente marque um encontro na volta para contar o quanto você curtiu a viagem e lembrou da pessoa.

2 – Consuma experiências em vez de coisas

No lugar de comprar roupas, acessórios ou itens de decoração, aprecie as vivências que a viagem proporciona. Dedique esse dinheiro para um jantar no restaurante badalado da cidade ou para um passeio especial.

3 – Faça fotos e vídeos para gerar lembranças

Não existe melhor maneira de registrar e eternizar o que você viveu do que fazendo fotos e vídeos. Cada vez que você vir esses registros, se transportará de volta aos bons momentos muito mais do que se tivesse comprado algum item supérfluo.

4 – Use a criatividade

Seja para você ou para presentear, algumas coisas a própria natureza nos oferece gratuitamente. Uma folha seca, uma flor caída de uma árvore ou uma concha encontrada na areia são lembranças tão ou mais especiais que uma camiseta.

5 – Peça emprestado e empreste

Se você precisar de itens específicos que provavelmente não usará mais depois, como botas de neve ou camisetas com filtro UV, peça emprestado para quem tenha. Quando alguém precisar de algo que você tenha, empreste também. Assim, as peças cumprem o seu papel de utilidade por mais vezes e ninguém compra sem necessidade.

Consuma conscientemente e boa viagem!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.