Dicas pra não sofrer nas viagens longas de avião

Dicas pra não sofrer nas viagens longas de avião

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Viajar é muito bom e nós adoramos! É muito bom conhecer novos lugares, culinárias, culturas, pessoas… Mas quem viaja bastante sabe que algumas viagens longas de avião podem ser cansativas. Confira nossas dicas para não chegar cansado no seu destino.

Alimente-se!

Antes de embarcar, é bom comer algo leve. Evite refrigerantes e bebidas gasosas, além de alimentos gordurosos e alimentos considerados pesados, pois devido à baixa pressão dentro da cabine os gases se expandem e causam desconforto. Além disso, em viagens mais longas são servidas refeições, então não é necessário exagerar na comida antes do embarque.

Cuidado com a bebida!

Há quem diga que tomar uma dose de alguma bebida alcoólica ajuda a relaxar e dormir durante longas viagens, mas por diversos motivos elas não são recomendadas.
A altitude e o ar rarefeito no avião potencializam os efeitos do álcool, e um desses efeitos é a desidratação, que aliada à baixa umidade da aeronave se torna um grande problema.
Para se ter uma ideia, a pressurização da cabine e o sistema de renovação do ar e ar condicionado podem deixar a umidade abaixo de 10%, podendo chegar ao extremo de apenas 5%, prejudicando a pele e a mucosa do nariz e dos olhos.

Para evitar a desidratação

Para minimizar os efeitos da baixa umidade, beba muito líquido, principalmente água, e tenha em sua bagagem de mão hidratante de pele e soro para olhos e para o nariz.
Em geral colírios e soluções para lentes de contato ficam dentro do limite de 120ml por bagagem, mas observe sempre as regras da sua companhia aérea, pois itens fora da regra ficam detidos no momento do embarque.

Water

Se você usa lentes de contato, o ideal é viajar sem elas, pelos mesmos motivos, mas se não tiver como, você terá que seguir as mesmas regras e instruções que os outros passageiros, então cuidado para não exceder o volume permitido para colírios de sua companhia.

Para evitar o desconforto

Procure usar roupas e sapatos confortáveis na viagem. A baixa pressão atmosférica faz o corpo dilatar, então se você estiver com roupas muito justas o desconforto será grande.
Para os preocupados com a aparência, a dica é usar cores escuras para disfarçar o amassado.

Agora que você embarcou, ainda existem algumas atitudes que vão tornar sua viagem mais agradável.

Primeiro, coloque a sua bagagem no local indicado, colocá-la debaixo do assento da sua frente vai reduzir seu espaço para movimentação.

Procure ficar com a coluna bem apoiada no encosto e evite cruzar as pernas. Para ajudar na boa postura existem travesseiros de pescoço, específicos para viagens de avião, eles são ótimos para encontrar uma posição cômoda de dormir, especialmente para os assentos do corredor.

Não fique parado! Mudanças de postura são importantes para evitar o desconforto de horas sentado. Vire um pouco para o lado, incline a cabeça para os lados, para frente e para trás, alongue e se espreguice sempre que puder.

Evite ficar o tempo todo sentado. O ideal é que você se levante a cada meia hora, ou no máximo a cada duas horas. Aproveite o tempo que ficar de pé para se alongar e não tenha pressa de voltar ao seu lugar. É importante fazer breves caminhadas para fazer o sangue circular. Mesmo sentado, é importante se movimentar. Confira alguns exercícios que você pode fazer sentado:

Movimentos circulares com o tornozelo – erga seus pés e desenhe círculos no ar durante trinta segundos com cada pé.

Alongamento – com o calcanhar no chão, levante a ponta do pé o máximo que puder durante trinta segundos, depois abaixe e levante o calcanhar pelo mesmo tempo. Repita com o outro pé.

Joelho no peito – levante o joelho e segure contra o peito por 15 segundos, depois retorne lentamente à posição original. Faça o mesmo com a outra perna e repita o processo dez vezes.

O site How Stuff Works fez uma animação para explicar melhor, e de maneira visual, uma série de exercícios que podemos fazer para evitarmos desconfortos, e complicações médicas, decorrentes de ficarmos muito tempo sentados, confira:

Se quiser dormir no trajeto, procure ficar com as pernas retas e relaxadas, e lembre-se das nossas dicas anteriores.

Quando chegar ao seu destino, você pode sentir um pouco os efeitos do Jet Lag. Geralmente ele acontece quando a diferença no fuso horário de quem viaja no sentido do Ocidente para o Oriente é grande. Os sintomas são: insônia, dores de cabeça, dificuldade de concentração, entre outros. Para se adaptar mais rápido existem alguns truques:

Ainda no avião, ajuste seu relógio para o horário do seu destino, e procure seguir a rotina durante o voo de acordo com seu novo fuso.

Já no destino, faça suas refeições e durma de acordo com o horário local. Se tiver tempo livre, caminhe ao ar livre e tome Sol, isso também ajuda seu corpo a se adaptar a sua nova rotina.

Além destas dicas, é bom lembrar que dores e mal-estar causados por viagens longas tendem a passar em um ou dois dias. Caso seu desconforto persistir procure um médico.

Agora que você já tem todas as dicas é só preparar as malas e aproveitar a viagem, e claro, não esqueça de tirar fotos pra mandar pra gente!
Envie através do Facebook como mensagem privada ou no Instagram, usando a hashtag #Timberland_br.

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