Saiba como fazer compras Tax Free na viagem ao exterior!

Saiba como fazer compras Tax Free na viagem ao exterior!

COMPARTILHE
/ 1877 0

viagem-compras-taxfree-londres

Aqui no blog sempre damos dicas para aproveitar sua viagem desviando dos famosos “perrengues”! No último post mostramos, por exemplo, gadgets que podem facilitar sua vida durante as viagens. Nessa época de inflação e dólar em alta, o maior perrengue dos viajantes brasileiros é justamente não deixar de viajar, mas economizar pras férias caberem no orçamento.

 

Comércio movimentado em Londres, capital britânica

As compras de eletrônicos, brinquedos, roupas, calçados, acessórios, cosméticos, perfumes e outras “bugigangas” sempre atraíram muito os brasileiros, principalmente para os Estados Unidos, com seus outlets e promoções imbatíveis. Com a alta da moeda americana, essas compras estão menos atrativas, mas muitas vezes ainda vale a pena comprar diversos produtos por lá. Na Europa, com o Euro valorizado, mas não tanto, a viagem também sempre rende comprinhas de coisas que não se acham por aqui. A Argentina e outros países da América Latina estão bastante atrativos no quesito preço, tanto para as despesas de viagem quanto nas compras de itens como roupas de couro, no caso dos “Hermanos”.

E o que esses países têm em comum, além de serem destinos amados pelos brasileiros? Em muitos desses países, é possível ser reembolsado pelo valor dos impostos sobre a venda no comércio! Faz sentido, afinal o dinheiro dos impostos é revertido para gastos do governo desses países, então seria “injusto” turistas estrangeiros, que já colaboram com a economia local visitando esses lugares, pagarem impostos que não serão revertidos para eles. Na Europa, a maioria dos países adota esse sistema, e alguns países latino-americanos e dois estados dos Estados Unidos também. Como nem tudo é perfeito, há uma certa burocracia para ser reembolsado, mas a economia vale a pena! Vamos dar as dicas básicas para conseguir fazer suas compras Tax Free na Europa, Estados Unidos e nos principais destinos da América Latina, anote e não vacila na sua próxima viagem!

viagem-compras-taxfree-avião

Europa

Quem já foi pra Europa deve ter visto o adesivo Tax Free na vitrine das lojas, e isso significa exatamente que as compras lá são isentas de impostos para os estrangeiros. O imposto no caso é o VAT, Value Added Tax, ou Taxa Sobre o Valor Agregado. A alíquota varia de país pra país, indo de 7% a 20%. Mas reaver esses preciosos euros exige um pouco de paciência. Algumas lojas reembolsam diretamente, mas a maioria usa empresas terceirizadas. A maior é a Global Blue e no site deles tem todas as informações (em inglês). Para cada país há um valor mínimo de compras reembolsadas, que pode ir de 25 euros, na Alemanha, a 175 euros, na França. Nas lojas você tem que pedir o formulário e preenchê-lo, anexar ao cupom da compra e apresentar no aeroporto, antes do embarque de volta. Por isso, é recomendável chegar bem cedo para dar tempo de fazer essa burocracia. O dinheiro pode ser dado no próprio aeroporto ou ser creditado no seu cartão após a viagem. Em muitos casos, você tem que apresentar os produtos comprados à fiscalização no aeroporto. E atenção, se você visitar mais de um país europeu durante a viagem, esse procedimento deve ser feito no último ponto, saindo do continente!

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, apenas dois estados, o Texas e a Louisiana, fazem o reembolso da Sales Tax, o imposto sobre as vendas no comércio. No Texas, você pode conferir as lojas que fazem parte do programa de devolução de impostos para turistas aqui. Depois, você deve ir a um posto de atendimento, no aeroporto e outros locais, com seu passaporte e visto, os recibos das compras e informações sobre os vôos da volta para ser reembolsado. Saiba mais no site Tax Free Texas. Na Louisiana, veja se a loja faz parte do programa aqui (http://www.louisianataxfree.com/directory/) , mostre seu passaporte para o comerciante e peça o documento comprovante da compra Tax Free. Guarde com os cupons e entregue no posto do LTFS Refund Center no aeroporto.

Alguns estados americanos não tem imposto de vendas. São eles Alaska, Delaware, Montana, New Hampshire e Oregon. Outros têm isenção para roupas e calçados: Pennsylvania, Minnesota, Massachussets (até US$ 175), New Jersey, New York (até US$ 110), Rhode Island e Vermont. A alíquota também varia por estado. Veja mais informações aqui.

América Latina

Na Argentina, destino querido dos brasileiros, também dá pra ser reembolsado do valor do imposto. O valor mínimo da compra é de 70 pesos e além de conferir o adesivo Tax Free nas lojas, você pode consultar as que participam do programa aqui. É só pedir o formulário na loja, preencher e apresentá-lo na cabine Tax Free nos aeroportos. Você pode optar por receber o dinheiro no cartão, que é até mais prático, ou em cash. No México, você deve verificar se a loja é Tax Free, pedir e preencher o formulário, além de guardar as notas e recibos do cartão utilizado, tirar cópia do passaporte, cartão de embarque e formulário de imigração que recebeu ao entrar no país e entregar no guichê do Tax Free no aeroporto. No Uruguai, além do reembolso de compras, com um sistema igual ao da Argentina, a política de incentivo ao turismo isenta do imposto de venda, de 18,5%, em hotéis, locadoras e restaurantes.

Viajar é bom e viajar economizando é ainda melhor! Que outras dicas vocês têm para gastar menos nas férias? Conta pra gente nos comentários e quem sabe ela não aparece aqui no blog?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.