Viagem de Motorhome com as crianças: experiência inesquecível!

Viagem de Motorhome com as crianças: experiência inesquecível!

COMPARTILHE
/ 4211 1

Viajar com as crianças é uma delícia, mas também pode virar uma bela dor de cabeça. Já falamos aqui no blog sobre como aproveitar ao máximo as férias com os pequenos e evitar os perrengues, entrevistando, por exemplo, a aventureira Marina Klink, que sempre leva as filhas às suas viagens para destinos extremos. Sim, dá pra se aventurar com as crianças e elas vão adorar, se você planejar bem sua viagem!

Two Kids Sitting In Doorway Of RV

E um jeito ótimo delas curtirem demais as férias é planejando uma viagem de Motorhome! Conhecidos nos EUA como RVs (Recreational Vehicles, ou Veículos Recreativos), os Motorhomes são muito utilizados pelas famílias norte-americanas e também do Canadá, Austrália, Nova Zelândia e países europeus, embora sejam ainda pouco vistos nas estradas no Brasil. Esperamos que isso mude em breve, pois tem coisa mais divertida que levar a família para pegar a estrada numa verdadeira “casa sobre rodas”, com espaço e estrutura para dormir, banheiro e cozinha? Pra criançada, é uma experiência inesquecível.

Claro que existem alguns cuidados especiais que você deve evitar pra evitar perrengues na viagem de Motorhome, especialmente se for novato nesse tipo de aventura. Mas o bom é que a internet está repleta de dicas de quem já viajou de Motorhome. O nosso blog parceiro Viajando com Pimpolhos, por exemplo, tem uma ótima série de posts sobre o assunto, de onde extraímos diversas dicas para você viver essa aventura sem passar aperto. Vamos conferir as mais importantes?

Família viajando em Motorhome

Pra começar, a parte burocrática. No Brasil, é preciso ter uma Carteira de Habilitação da categoria “B” para conduzir um Motorhome, e nos EUA e Canadá a CNH brasileira na categoria “B” é o suficiente para alugar e conduzir um RV. Não é preciso ter uma habilitação internacional. Na Europa também, mas principalmente para cruzar fronteiras é preciso ter a “Carta Verde”, um documento de identificação do veículo. Na Austrália, é preciso ficar atento pois eles usam a “mão inglesa” e é necessária uma permissão especial para trafegar por algumas estradas.

– Como alugar um Motorhome: existem diversas locadoras de Motorhomes nos países onde seu uso é mais comum. Nos EUA, a rede Cruise America é a maior e bem conhecida. Confira no post do Blog “Felipe, o Pequeno Viajante” todas as dicas para alugar um RV por lá. Eles também tem um guia completo para viajar pelo Leste Europeu e pela Nova Zelândia de Motorhome. É essencial contratar o seguro no momento do aluguel.

viagem-motorhome-eua

Foto: RoadsidePictures/Flickr – Fonte

– Pegando a estrada: Os Motorhomes geralmente têm câmbio automático, mas dirigi-los não é uma tarefa tão fácil, principalmente pelo tamanho. Um RV padrão de cinco lugares tem mais ou menos 8 metros de comprimento por 4 de largura, por isso é preciso atenção redobrada nas ultrapassagens, na hora de fazer curvas, manobrar ou estacionar. Para entrar nas vagas de estacionamento, é necessário uma pessoa descer do carro e sinalizar para o motorista se o veículo vai caber na vaga.

– Além do tanque de combustível, o RV tem tanques de água, gás propano para o aquecimento do interior veículo e da água para o banho, e de água suja das pias e ralo do chuveiro (grey water) e vaso sanitário (black water). As últimas devem ser descartadas nas entradas de esgoto disponíveis nos campings, áreas de estacionamento e postos de gasolina. Os RVs tem um painel que mostra os níveis de cada reservatório e liga e desliga a bomba e aquecedor d´água para o banho e o gerador de eletricidade, usado quando o veículo está parado e não conectado a uma fonte de energia.

– O fogão funciona a gás, o forno micro-ondas é elétrico e a geladeira pode funcionar a eletricidade ou a gás, se o veículo estiver desconectado de rede elétrica.

– A energia elétrica do RV é alimentada pela bateria carregada pelo motor, se eles estiver em movimento, ou gerador, se estiver parado. Mas algumas funções, como o forno micro-ondas, só funcionam se o veículo estiver conectado a uma fonte de eletricidade externa. Com o veículo estacionado, tudo também funciona apenas com a energia externa ou o gerador. Os campings e áreas de parada disponibilizam as tomadas para ligar seu RV.

– Além dos campings pagos, há diversas áreas gratuitas de estacionamento com infraestrutura básica. É possível você fazer uma viagem praticamente sem pagar pelo pernoite! No post do “Felipe, o Pequeno Viajante” eles dão todas as dicas.

viagem-motorhome-europa

Foto: joinash/Flickr – Fonte

– Com o Motorhome em movimento, todos os ocupantes devem ficar nos bancos apropriados, com o cinto de segurança afivelado. As camas ficam recolhidas durante o dia, para não ocupar espaço. Há uma mesa para fazer as refeições, mas deve ser usada só quando o RV estiver parado.

– Uma boa dica é manter sempre o interior do veículo bem organizado, porque o espaço é limitado. As roupas devem ficar dentro das malas, nos compartimentos apropriados, a comida sempre dentro da geladeira e os utensílios nos devidos compartimentos, etc.

– Existem diversos roteiros perfeitos para fazer de Motorhome. Viagens de Costa a Costa pelos EUA, pelas Costas Leste ou Oeste, pela região do Sudoeste que engloba o Grand Canyon, são clássicos. As viagens transcontinentais pelo Canadá ou Austrália, e diversos roteiros pelos países europeus, também são uma viagem inesquecível. Bons guias de viagem, aparelho de GPS e aplicativos de mapas e trânsito como o Waze são indispensáveis para evitar se perder, encontrar os lugares certos para parada ou ficar sem gasolina ou sem mantimentos.

No Brasil, esse tipo de viagem ainda é raro, mas depois da Copa de 2014, quando muitos viajantes de outros países usaram Motorhomes para viajar pelas cidades-sede, o conhecimentos sobre eles aumentou. Na região Sul, já há uma tradição um pouco maior de famílias que viajam de Motorhome e há locadoras, campings com infraestrutura e grupos de entusiastas dos Motorhomes. O site Cia. Do Motorhome lista vários deles.

Essas são as dicas básicas para uma viagem perfeita de Motorhome com as crianças! Os links dos posts de outros blogs que colocamos aprofundam as recomendações e existem muitas outras informações relevantes pela internet. Planeje bem e com certeza suas férias sobre rodas serão inesquecíveis! Depois conta pra gente como foi 😉

One Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.